sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Acne tem cura

Quem não já acordou em algum momento da vida numa preguiçosa manhã de segunda feira e deparou-se com uma espinha em alguma parte do corpo? Ou teve contrariedade porque bem no dia daquela festa bombástica, onde todas as gatinhas iam estar. Uma espinha apareceu na testa, queixo ou ponta do nariz. Quase todo mundo. Não é? Digam que sim. Pelo amor aos meus filhinhos que ainda estão por vir. Para que eu possa me sentir mais confortável. rs...rs... É bem verdade que algumas pessoas são privilegiadas e não apresentam esse ‘probleminha’, já outros... constituem-se num ponto de encontro para as bactérias Propionibacterium acnes
Acne é uma infecção da pele que atinge a unidade pilossebacea e caracteriza-se pela presença de comedão aberto (cravos pretos), comedão fechado (cravos brancos), pápulas, pústulas (espinhas), e, nas formas mais graves, por cistos, abcessos e cicatrizes em graus variáveis. Digamos que já fui contemplado por quase todas essas categorias.
De acordo com os especialistas, não há uma causa básica conhecida, que provoque o surgimento dessas ‘queridinhas’. Mas sim uma série de fatores relacionados ao quadro: aumento da secreção sebácea, hiperqueratinização com obstrução do folículo pilossebacea, alteração da flora bacteriana da pele, reação inflamatória local, influencia hormonal, tensão emocional (stress) além de uso de cosméticos inadequados.
Segundo os autores do site (dermatologia.net) “A ACNE sendo doença de duração prolongada e algumas vezes desfigurante, deve ser tratada desde o começo, de modo a evitar as suas sequelas, que podem ser cicatrizes na pele ou distúrbios emocionais, devido à importante alteração na auto-estima de jovens acometidos pela acne.”
Essa é uma ótima dica, porém não existe um tratamento com 100% de eficácia. Muito embora, hoje em dia, novas técnicas estão sendo desenvolvidas. Tem que ser na base da tentativa mesmo (acerto/erro). Já fui em 10 especialistas diferentes, cada um me passou comprimidos e cremes de tratamento intensivo e nada adiantou. Em geral quem vê de fora, acha que é desleixo, falta de coragem, perseverança etc e tal. Ou então têm rompantes de surpresa: “ – Nossa! você teve catapora foi?”, “ – Ai tadinho! Está como alergia a que?”, “ – Eita! Está com brotoeja?” A pergunta pode até ser feita sem maldade e na maioria das vezes é, porém são comentários que constrangem. Sendo assim, se você tem um parente, aderente ou amigos que tenham acne. É aconselhável que não receitem fórmulas milagrosas e também não façam observações constrangedoras, afinal, mais ajuda quem não atrapalha e ninguém tem acne porque quer.
Desfaçam-se dos mitos, pois pasta de dente não seca espinha, minancora muito menos, masturbação não provoca acne e por ai vai... Por isso você que tem acne leve ou pesada não se desespere. Existem vários tratamentos como: esfoliação da pele, uso de antibióticos e retinoides tópicos ou orais além do tratamento hormonal. Nada de fazer auto medicação, o certo é procurar um dermatologista e fazer um tratamento.
Ah! Já que encontrar o tratamento correto é na base da tentava. Desejo boa sorte.

Nenhum comentário: